Vozes pretas. Quilombo sonoro. - 104,7 FM, sobre a África e a brasilidade. o Programa de rádio Afro Diáspora busca ampliar a discussão envolvem a população negra e suas influências no contexto cultural, social e tecnológico mundial.

Descrição

A ideia de um programa que tivesse como tema a África, a afro-brasilidade, e também, suas influências pelo mundo partiu de alguns estudantes, de diferentes cursos, apoiados e incentivados por professores do NEAB da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade, que atua com atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao campo de estudos afro-brasileiro e africano. Sendo enviado um projeto para o Edital para novos programas da rádio Universitária Fm 104.7, onde logo foi aprovado, no dia 28 de agosto de 2011, de forma colaborativa, sem apoio ou patrocínio financeiro, o Afro-Diáspora entrou no ar.

A proposta do programa é proporcionar através da música, reportagens especiais e entrevistas um aprendizado ainda desconhecido para a maioria da população do Espírito Santo e do Brasil sobre a diversidade do continente africano. Quebrar estereótipos e desmistificar o senso comum que a África é um continente em constante degradação, devastado pela fome e diversas doenças. Sim, ainda persistem essas mazelas, entretanto, continua sendo um continente rico culturalmente e berço da civilização humana.

O outro viés do Afro-Diáspora consiste em mostrar em vários aspectos de nossa cultura, a influência do continente principalmente na música, como por exemplo a origem do samba, ritmo genuinamente brasileiro com extrema influência dos tambores africanos. Numa outra esfera também, o programa é uma ferramenta de discussão de assuntos que permeiam a população negra do Brasil. Trabalhando de forma educativa para fortalecer o cumprimento da Lei 10.639, promulgada em 2003, pelo Conselho Nacional de Educação, órgão do Ministério da Educação (MEC), que Incentiva/obriga o ensino de história e cultura africana e afrodescendente nas instituições de ensino básico e superior de todo o Brasil – é hoje ainda constatado que nem todas instituições de Ensino cumprem a lei.

Inicialmente o projeto contava com sete pessoas na produção, sendo três deles alunos africanos de intercâmbio da UFES. Do Programa PEC-G. No decorrer do ano de 2011-2012 a equipe diminuiu, sendo responsáveis pelo programa Adriano Monteiro e Sérgio Sansil. Tendo também naquele período como colaboradoras a aluna de Ciências Sociais: Whitne Alves, e a recém formada em Artes Visuais: Tatiana Rosa. Neste período também o Programa Tornou-se um Projeto de Extensão Coordenado Pela Professora Terezinha Maria Schuchter.

A Coordenação é realiza pela Profª. Patrícia Ruffino e por uma qualificada equipede produção, composta pelos seguintes integrantes:

Izah Candido
Bárbara Coelho
Fabiano de Luna
Guilhermy Duarte
Jorge Solé
Mayara Santiago
Nérila Moraes
Philipa Osafo

A programação é de Segunda à Sexta, das 17h às 18h, basta se sintonizar na rádio Universitária FM 104,7. Você pode se informar e saber de todas as novidades que rolam na rádio por meio da fan page no Facebook.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem