As informações deste registro é histórico gerado em 16/01/2023 ás 20:56:01.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

O Entrupinado

O Entrupinado dedica-se a pesquisa, realização e preservação da memória circense e teatral na cidade de Rio das Ostras.

Acessibilidade: Sim

Capacidade: 100

Horário de funcionamento: 08:00 ás 17:00

Email: oentrupinado@gmail.com

Telefone Público: (22) 99802-0222

Endereço: Rua Gaivotas, 15 , Parque São Jorge, 28893-600, Rio das Ostras, RJ

CEP: 28893-600

Logradouro: Rua Gaivotas

Número: 15

Complemento:

Bairro: Parque São Jorge

Município: Rio das Ostras

Estado: RJ

Descrição

O Entrupinado teve sua primeira montagem a contação de histórias “Histórias que o povo conta” narrada pelo palhaço Labirintiti representado pelo ator Éder Verissimo. Através de músicas e números de palhaçaria. (2011)
No segundo espetáculo desenvolveu pesquisa relacionada à manipulação de bonecos, com a peça “Causos e Lendas de Rio das Ostras” baseada no livro Paraíso Encantado de Dores Yane. O espetáculo fora apresentado em escolas, praças e bibliotecas públicas da cidade de Rio das Ostras através do Projeto Cirandar. (2012 - 2013)
Após ser contemplado pelo Edital da FETAERJ – Mostra de Linguagem Cênica de Rio das Ostras, O Entrupinado produziu de forma coletiva com outros artistas circense o espetáculo “Circo para Todos”, atuante na pesquisa do circo juntamente com o teatro através de números de palhaçaria, ilusionismo, técnicas de acrobacia de solo, malabarismo e equilibrismo retomando números clássicos do circo mambembe tradicional aliado à pesquisa autoral do próprio grupo. (2013 – 2014).
Convidado para abrir os espetáculos do projeto Circo Volante em Rio das Ostras. O Circo Volante é um projeto itinerante do Circo Crescer e Viver, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Petrobrás. (Agosto 2014).
Foi responsável pelo projeto CLIC – Curso Livre de Circo no ano de 2017, proporcionando a população de Rio das Ostras um amplo acesso as atividades circense. O projeto foi contemplado com o edital TERRITÓRIOS DA ARTE – INTERCULTURALIDADES na cidade de Niterói com apoio da Universidade Federal Fluminense, FUNARTE – Fundação Nacional de Artes e Ministério da Cultura.
O Entrupinado é realizador do Festival Circo de Rua com quatro edições já realizadas nos anos de 2015 / 2016 / 2017 e 2019. O festival tem como objetivo fomentar e divulgar a arte circense na região proporcionando acesso gratuito à programação. Produção independente.
O Entrupinado realiza e atua com o espetáculo, Hoje tem Marmelada! Dividido em três atos com base em três princípios: Memória, Tradição e Pesquisa Circense.
Faz parte da banda de palhaços excêntricos musicais Os Jazz Necessários. Participando no ano de 2018 do Festival Jazz and Blues de Rio da Ostras.
Atualmente realiza estudos da performance, buscando realizar uma análise das características do “ser ator de teatro” e do “ser performer (2018).
Contemplado pelo edital 001 da Fundação Rio das Ostras de Cultura com o projeto JOGANDO COM O CIRCO. (2019)
Contemplado pelo edital 003/2020 - Espetáculo Paixão de Cristo - Espetáculo: Paixão de Cristo 2020 - 28 anos de Rio das Ostras
Contemplado pelo edital CULTURA PRESENTE NAS REDES da Secretaria de Cultura do estado do Rio de janeiro 2020.
O Grupo é composto pelo seu fundador Éder Verissimo, costureira e aderecista Maria Augusta e Dayane dos Santos como contrarregra e sonoplasta.

Publicado por

O Entrupinado

O Entrupinado dedica-se a pesquisa, realização e preservação da memória circense e teatral na cidade de Rio das Ostras.