As informações deste registro é histórico gerado em 09/03/2020 ás 09:28:50.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Museu de Ciências da Vida - MCV - Universidade Federal do Espírito Santo

Dedicado à difusão e popularização da ciência relativa ao Corpo Humano, o Museu conta com mais de 250 peças em exposição, inclui esqueletos e crânios humanos e de diversos animais, réplicas de fósseis de hominídeos, qlém de espécies anatômicos naturais mumificados, fixados em formol e plastinados.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Não possui;Elevador;Banheiros adaptados;Sanitário adaptado;Elevador adaptado;Vaga de estacionamento exclusiva para idosos;Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes;Corrimão nas escadas e rampas

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Sábado: 9:00 às 13:00h. Grupos devem agendar visita conforme orientações no site http://mcv.ufes.br/agendamento.

Site: http://mcv.ufes.br/

Email: ufes.mcv@gmail.com

Telefone Público: (27) 3145-5439

Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Universidade Federal do Espírito Santo, Goiabeiras, 29075-910, Vitória, ES

CEP: 29075-910

Logradouro: Avenida Fernando Ferrari

Número: 514

Complemento: Universidade Federal do Espírito Santo

Bairro: Goiabeiras

Município: Vitória

Estado: ES

Descrição

O Museu de Ciências da Vida (MCV), que é um Programa de Extensão de Interesse institucional da Pró-Reitoria de Extensão da UFES, nasceu no Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, e é um espaço de difusão e popularização do conhecimento Científico relativo à vida e ao corpo humano, incluindo a histologia, anatomia comparada, fisiologia, patologia, evolução e outras áreas biológicas. Voltado para todos os públicos, prima pela acessibilidade plena e democratização do saber.

Idealizado e criado pelo Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt, o MCV busca oportunizar aos visitantes, em especial os jovens estudantes, experiências e descobertas que suscitem sonhos e novas perspectivas de vida, além de promover o contato do cidadão como o universo científico e ao ambiente acadêmico, funcionando como um laboratório das escolas dentro da Universidade.

Com mais de 250 peças em exposição, inclui esqueletos e crânios humanos e de diversos animais, réplicas de fósseis de hominídeos, qlém de espécies anatômicos naturais mumificados, fixados em formol e plastinados, o MCV apresenta um acervo de altíssimo nível técnico-científico construído ao longo de anos de dedicação de uma equipe multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, técnicos e alunos da Ufes e de outras instituições, que, de diferentes formas, contribuíram com a concretização deste sonho.

Dominando a tecnologia da plastinação, o MCV, de forma pioneira no Brasil, inova ao apresentar sua coleção de espécimes anatômicos totalmente plastinados da Ufes, oferecendo mais qualidade e conteúdo ao seu público.

O MCV/Ufes observa rigorosamente os preceitos de respeito e ética, orientados pela legislação brasileira (lei 8+501/92, Art. 2º; Lei 010.406.2002, Art 14º do código civil), que prevê a utilização de corpos e órgãos humanos doados para fins de ensino e pesquisa.

O MCV, como entidade viva que é, desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, que busca promover ações de transformação social por meio da educação.

Vídeos

Publicado por

Athelson Stefanon Bittencourt

Possui, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduação em Ciências Biológicas (1995), mestrado (1999), doutorado (2003) em Ciências Fisiológicas/neurobiologia dos ataques de pânico, e pós-doutorado (2006) na mesma área pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor Associado III do Dept. de Morfologia da UFES, lecionando Anatomia Humana e Neuroanatomia.