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Implantação do Museu Bajubá (um museu virtual dos territórios LGBTI+).
Tem sua origem nos Roteiros pelos Territórios de Resistência e Memória LGBT do Rio de Janeiro (em 2012) https://museubajubarj.blogspot.com/2020/06/a-origem-e-proposta.html
Site: https://museubajuba.org/apresentacao/ https://museubajuba.org/apresentacao/
Descrição
Compreendendo a cidade como um grande e rico acervo museológico a céu aberto, com os seus muitos movimentos palimpsestos (Almeida, 2011), objetiva recuperar as formas de viver e resistir da comunidade bajubá (LGBT) nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo; conhecer os seus personagens singulares, seus locais e formas de moradia, trabalho, sociabilidade, lazer e sexo.Realizado o mapeamento desses acervos-territórios, serão construídas as exposições temáticas, exibidas virtualmente na página do Museu. Ocasionalmente também poderão ser programadas na versão presencial.
Já são três os roteiros existentes para a cidade (Estação/Gira) do Rio de Janeiro. Eles envolvem diversas ruas, calçadas, endereços, prédios, áreas geográficas, e edificações, conjuntos arquitetônicos e equipamentos - existentes e destruídos (morros, praias, mictórios públicos, estacionamentos) e documentam a vida dessa parcela da população.
Eles se organizam a partir de temáticas, como por exemplo, "Madame Satã", "sociabilidade e resistência", "cabarés, conventilhos e bailes"; "Os buracos do Rio".
Seu escopo é a promoção da cidadania cultural (Chauí, 2006) do povo bajubá (LGBT), a educação para a diversidade e a cultura de paz, através da valorização da história e memória de sodomitas, pederastas, uranistas, invertidos, terceiro sexo, homossexuais, lésbicas, travestis e transexuais.
Objetivos
Reconhecer e valorizar a presença e a participação dessa população na história e cultura da cidade, por meio dos territórios que esses atores conquistaram à moral heterossexual (a um tempo pudica, lassiva e hipócrita), e os ressignificaram em seus usos e sentidos.
Valores
Democracia - Dignidade - Inclusão - Cidadania - Reparação histórica - Educação - Pesquisa