Museu Bajubá (museu virtual dos territórios LGBTI+)

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Implantação do Museu Bajubá (um museu virtual dos territórios LGBTI+).

Tem sua origem nos Roteiros pelos Territórios de Resistência e Memória LGBT do Rio de Janeiro (em 2012) https://museubajubarj.blogspot.com/2020/06/a-origem-e-proposta.html

Site: https://museubajuba.org/apresentacao/ https://museubajuba.org/apresentacao/

Descrição

Compreendendo a cidade como um grande e rico acervo museológico a céu aberto, com os seus muitos movimentos palimpsestos (Almeida, 2011), objetiva recuperar as formas de viver e resistir da comunidade bajubá (LGBT) nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo; conhecer os seus personagens singulares, seus locais e formas de moradia, trabalho, sociabilidade, lazer e sexo.

Realizado o mapeamento desses acervos-territórios, serão construídas as exposições temáticas, exibidas virtualmente na página do Museu. Ocasionalmente também poderão ser programadas na versão presencial.

Já são três os roteiros existentes para a cidade (Estação/Gira) do Rio de Janeiro. Eles envolvem diversas ruas, calçadas, endereços, prédios, áreas geográficas, e edificações, conjuntos arquitetônicos e equipamentos - existentes e destruídos (morros, praias, mictórios públicos, estacionamentos) e documentam a vida dessa parcela da população.

Eles se organizam a partir de temáticas, como por exemplo, "Madame Satã", "sociabilidade e resistência", "cabarés, conventilhos e bailes"; "Os buracos do Rio".

Seu escopo é a promoção da cidadania cultural (Chauí, 2006) do povo bajubá (LGBT), a educação para a diversidade e a cultura de paz, através da valorização da história e memória de sodomitas, pederastas, uranistas, invertidos, terceiro sexo, homossexuais, lésbicas, travestis e transexuais.

Objetivos
Reconhecer e valorizar a presença e a participação dessa população na história e cultura da cidade, por meio dos territórios que esses atores conquistaram à moral heterossexual (a um tempo pudica, lassiva e hipócrita), e os ressignificaram em seus usos e sentidos.

Valores
Democracia - Dignidade - Inclusão - Cidadania - Reparação histórica - Educação - Pesquisa
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Rita de Cassia Colaço Rodrigues

Historiadora e ativista social (cidadania cultural LGBT)
Em 12/06/2020, com parceiros, criou o Museu Bajubá, inaugurado em junho de 2021; em 2009 o blog Memórias e Histórias das Homossexualidades; e, em,
2013 o CINECICLE, projeto itinerante de exibição pública de vídeos, para democratizar o acesso ao audiovisual (documentários - históricos, saúde coletiva, meio ambiente, cultura popular, DD HH).

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem